A FLOR DE LÓTUS

O quarto elemento da logomarca ELOS INTERNOS, é a tão conhecida FLOR DE LÓTUS.

A FLOR DE LÓTUS, cujo nome científico é “Nelumbo Nucifera”, desabrocha em meio tanto de águas claras e cristalinas, quanto em pântanos e lagos sujos e poluídos. É assim que ela vem ao mundo, pura e imaculada, apesar do ambiente impuro que pode estar rodeando-a. Essa característica de se manter limpa e imune ao lugar que habita, fez com que a FLOR DE LÓTUS se tornasse um símbolo sagrado para muitas religiões e filosofias, especialmente as de origem oriental, como o budismo e o hinduísmo.

Originária das regiões sul e leste da Ásia e de partes da Austrália, a FLOR DE LÓTUS pode apresentar coloração branca, rosa, vermelha, azul, amarela ou púrpura. Muito resistente às pragas, essas flores podem viver por cerca de três meses.

No oriente, a FLOR DE LÓTUS significa pureza espiritual. O lótus (padma) também é conhecido como LÓTUS-EGÍPCIO, LÓTUS-SAGRADO ou LÓTUS-DA-ÍNDIA.

No Budismo, o significado mais importante da FLOR DE LÓTUS é pureza do corpo e da mente. A água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual.

Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costuma surgir sentada sobre uma FLOR DE LÓTUS durante o ato de meditação. E na literatura clássica de muitas dessas culturas, a flor simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça.

Já na mitologia grega, os Lotófagos – povo que vivia numa ilha perto do Norte de África e que como o nome indica, comiam plantas e flores de lótus – buscavam o efeito narcótico da planta que propiciaria um sono pacífico e também amnésico a quem as ingerisse.

No Egito, o principal significado da FLOR DE LÓTUS é o nascimento e o renascimento devido ao movimento de abrir e fechar das pétalas conforme o movimento do sol. Nos palácios e nas pirâmides egípcias a FLOR DE LÓTUS era frequentemente representada como um símbolo de renascimento.

Outra simbologia da FLOR DE LÓTUS ligada à cultura egípcia diz respeito ao Deus Rá, ou Deus do Sol. Essa Flor possui uma característica muito interessante de se fechar e se recolher para dentro da água todas as noites e, ao nascer do sol, ela ressurge limpa e sem nenhum resquício da água lamacenta em que estava mergulhada. Essa capacidade da planta em ressurgir todas as manhãs, assim como o Sol, fez com que os egípcios a associassem a Rá.

Na cultura indiana, a FLOR DE LÓTUS está ligada a uma lenda muita bonita. Conta a história que quatro irmãos – fogo, terra, água e ar – um dia estavam conversando a beira de um lago, um tanto quanto decepcionados com a ingratidão humana, mas ao invés de punir a humanidade os quatro irmãos resolveram oferecer um presente ao mundo na forma de uma flor que representasse a união dos quatro elementos. Foi então que, ao olharem para o lago, criaram a FLOR DE LÓTUS. A terra está representada pelas raízes da planta fincada ao solo, a água pelo meio no qual a flor se desenvolve, o ar se revela pela brisa e pelo vento necessários para que a planta sobressaia à superfície e, por fim, o fogo é representado pelo calor e pela luz do sol que aquece e alimenta a flor. Assim, cada elemento conseguiu imprimir a perfeição que o homem precisa alcançar.

Outro aspecto curioso é o fato de a FLOR DE LÓTUS representar um mistério para a ciência, que não consegue explicar a característica própria que possui de repelir microorganismos e partículas de pó.

Até na Yoga ela aparece! A posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.

As sementes da FLOR DE LÓTUS podem ficar até cinco mil anos sem água para esperar as condições adequadas de germinação como a umidade e temperatura. Ela é a única planta que controla a própria temperatura, mantendo-se por volta de 35°.

Há quem entenda que quanto mais aberta a flor for representada, maior o nível de evolução espiritual.

A FLOR DE LÓTUS também possui propriedades terapêuticas e medicinais. Seu uso é indicado na medicina tradicional chinesa para aliviar diarreias e regular o ciclo menstrual. A flor ainda é indicada para ajudar no controle de diabetes, colesterol, aliviar peles acneicas e controlar processos inflamatórios.

Quando da canalização desse elemento na logomarca, recebi a informação de que a FLOR DE LÓTUS representaria essa transmutação humana com todos os processos pelos quais cada ser humano passa ao longo de sua existência, da sombra até o reconhecimento da própria luz. O simbolismo dessa flor está exatamente na capacidade dessas plantas de atravessar a lama para dar origem à flor.

Com amor,

Simone Higino